quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Cantar sem fala


Tenho ouvido amiúde a canção-farol da Adele, “Someone like you”; de repente, está no carro, depois já se escapuliu para o restaurante na rua de piso empedrado e voa pelo bar por onde passo ao ir ver o jogo Marítimo - Santa Clara.

A Adele interessa-me mais depois de me ter sido dito que ela não pôde cantar nem falar durante algum tempo devido a uma microcirurgia à garganta. Por isso, a sua música omnipresente parecia-me um tributo da vida à sua voz que se ouvia por todo o lado mesmo quando nem falar podia.


Ao ver o video clip, vejo que “Someone like you” é uma canção volante, filmada a preto e branco, enquanto Adele deambula pelas ruas de Paris; reconheço, ao passar fugazmente pela câmara, a torre Eiffel e a cúpula, que mesmo filmada a preto e branco consigo ver dourada, dos “Invalides”, o hospital onde se recebem os feridos graves de guerra, ultimamente, do Afeganistão; será que a voz desta mulher que não fala chega também ao Afeganistão?

A certo momento do vídeo, a Adele deixa de mover os lábios mas a música, emprenhada da sua voz, não pára; uma premonição da voz que, omnipresente, se suspenderia?


Apercebo-me que Adele usa na orelha esquerda – a orelha contrária à que Van Gogh esventrou - uma arrecada que é uma aliança; como poderemos não nos casar, através do ouvido, com a Adele que, cantando, não consegue falar. No segundo video clip vejo o interior da casa da Adele e é como se a visse por dentro; vejo, com toda a certeza, uma voz que não acaba nunca.

Adele, no seu blog, parece ser costume assinar os seus escritos com always adele (ao que vai implícito, “and my voice”). 

Sem comentários:

Enviar um comentário